terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Meu Sermão...(2002)

"A vaidade entre os vícios é o pescador mais astuto e que mais facilmente engana os homens"
                                                     (Padre António Vieira in «Sermão De Santo António Aos Peixes»)

O que quereria Padre António Vieira dizer com esta afirmação? Com certeza tenta definir o orgulho e vaidade dos Homens como um pescador com grande habilidade para o mal,conseguindo através do seu conhecimento de todos os truques, de todas as manhas dos peixes, enganá-los a fim de os bloquear com um pedaço de pano cortado e aberto em duas ou três pontas onde os peixes sem saída, suspensos no ar, acabam por morrer.
Escolho como ouvintes deste meu pequeno discurso, os golfinhos. São simples e humildes, o oposto daqueles vaidosos homens que iscam os moradores, lançam-se uns aos outros, enchem-se de dívidas porque se preocupam em parecer mais bonitos, quando na verdade estão enfaimados de trapos. Matam-se durante todo o ano pelo triste farrapo com que saem à rua.
Vaidosos são também alguns animais quando perdem a vida por dois retalhos de pano. Exemplifico também os peixes voadores que, para se mostrarem superiores aos outros, fazem das suas barbatanas enormes asas e imitam as aves sobrevoando as águas. Essa vaidade que levam tornam-nos dos mais mofinos e avarentos. Enquanto os outros têm como inimigos a fisga e o anzol, estes, os peixes-voadores, têm também a presunção e o capricho. Mata-os a vaidade de voar cuja isca é o vento. Voam por cima das antenas ou das velas dos barcos...e caem mortos.
Lembro-me também, golfinhos, que cá na terra sêca, fora do vosso meio aquático, existem os gatos.São uns tais felinos que vivem nas casas dos Homens. Vocês não os conhecem mas eles são também exemplo de grande vaidade. São bonitos por fora, olhos clarinhos, têm o corpo coberto de pêlos ( imaginem algo fofo como este polar que visto), mas não nasceram para serem domesticados. Gostam da companhia do dono-Homem apenas quando este lhes dá comida. Chegam a sair para as ruas e muitos só regressam semanas depois. A humildade e afeto também são raros em muitos desses animais.
Mas entre essas vaidades todas não há dúvida de que o Homem é o único ser que irá mais tarde responder pelos seus feitos e atitudes.
- Porquê só o Homem??
Ora, porque à Ele foi dado a razão e a capacidade de refletirem acerca dos seus atos. São-lhes dado pelo Pai várias oportunidades de se emendarem para que possam evoluir, mas como a vida é uma escola, quem não passa...reprova! Os Homens serão castigados. Castigos esses que serão representados pelos problemas que vão surgindo entre eles e, muitos vezes, com a Mãe Natureza também...até se aceitarem tal como são.
Era tão bom que fossem todos como vocês, óh Golfinhos!! Sois humildes, amigos de todos, aceitam-se tal como são e nunca tentam mudar a vossa imagem por mero capricho. Cá na terra sêca as flores também são assim: lindas e humildes! Porquê não aprendem convosco e com as flores??Acredito que vocês são o exemplo da humildade...e sei também que nada poderão fazer para mudar esse mal hábito que reina nos Homens. Infelizmente terão de aprender e caminhar sozinhos com as lições que a vida lhes vai dando.

Sem comentários:

Enviar um comentário